IoT e Agronegócio – MANP inicia sistema IoT no Equador

No mês de agosto, o engenheiro de aplicação da MANP, Diogo Manfroi, esteve no Equador para dar início ao sistema IoT (Internet das Coisas ou Internet of Things) em fazendas da região de Guayaquil. O sistema tem como diferencial o uso da crescente tecnologia IoT para o agronegócio: a tecnologia LoRa.

Mas de que forma essa tecnologia tem aderência com o agrobusiness? LoRa é a simplificação para Long Range. Consiste em um tipo de comunicação de dados sem fio e de baixo consumo, que tem como característica principal a comunicação de longo alcance entre um end-device e um gateway. O end-device nada mais é do que um dispositivo que, por exemplo, mede a temperatura da água de uma lagoa cuja localização é dada pelo GPS do próprio dispositivo. O gateway, por sua vez, é um dispositivo que recebe essas informações e as envia para a nuvem, por meio de Wi-Fi, 3G, 4G ou outras, de modo que o usuário final possa ter acesso aos dados de qualquer lugar do planeta.

Para se ter uma ideia da extensão dessa conectividade, testes realizados na fazenda do Equador demonstraram facilmente um alcance de 2,5 km na troca de dados entre os dispositivos, enquanto esses dados eram monitorados por uma equipe na sede da MANP, no Brasil. 

E então, você está preparado para essa transformação digital rumo ao agronegócio 4.0?

Que problemas podemos
solucionar hoje?